Afinação e Desafinação vocal

Tempo de leitura: 2 minutos

‘Se você disser que eu desafino amor, saiba que isso em mim provoca imensa dor! Só privilegiados tem ouvido igual ao seu. Eu possuo apenas o que Deus me deu…”.

A canção “Desafinado”, cheia de dissonâncias e melodia difícil, foi composta por Tom Jobim e Newton Mendonça, e gravada em um single em 1958 por João Gilberto. Incluída em seu álbum de estreia, “Chega de Saudade”, inaugura a chamada “Bossa Nova”, e responde à crítica da época, que a considerava música para cantores desafinados.

Abaixo excelente documentário sobre a Bossa Nova e da parceira de Tom Jobim e Newton Mendonça. Compartilhado do canal do Youtube “bossanovaclube“.

Pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a definição de afinação é “o estado de perfeito acordo entre todas as notas de um instrumento, de uma orquestra, de um grupo vocal, de um conjunto musical ou da voz humana. Ajuste de um instrumento ao tom de outro ou de uma voz”.

Pensando assim, desafinação seria qualquer desordem referente a este estado de perfeito acordo.

Quando se fala deste assunto devemos sempre considerar o fator cultural mundial, que define tanto a afinação quanto a desafinação como algo inexato ou dúbio (pois certos povos desconhecem esses conceitos).

Mas em nossa cultura ocidental a falta de afinação vocal muitas vezes é atribuída à inexistência de talento ou inabilidade musical do cantor.

afinacao-e-desafinacao-vocal

Contudo, penso que muitas coisas podem justificar a imprecisão tonal na voz cantada.

E não menosprezando a habilidade inata de algumas pessoas (o que muitos chamam de “dom natural”) as vezes esta dificuldade em ser preciso tonalmente ao cantar, se dá pela falta de estudo, treino ou vivência mais precoce com a música.

Outras vezes uma perda auditiva pode ser significativa para a percepção do “som perfeito”.

Também deve ser levada em consideração, a falta de um condicionamento técnico adequado, que pode propiciar tanto uma hipotonicidade quanto uma hipertonicidade vocal.

Ambos supostamente responsáveis por problemas com a afinação das notas.

E em algumas circunstâncias até mesmo um equipamento de som ruim, que cause um déficit de retorno da voz no momento de uma apresentação,  pode desfavorecer uma boa afinação.

Mas há casos descritos na medicina como deficiências neurológicas que podem causar distúrbios de percepção musical. Confira no post: “Você já ouviu falar em Amusia?”

Você já ouviu falar em “Amusia”?

Referências Bibliográficas:

SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação vocal. 2ª. Ed. Musimed. Rio de Janeiro, 2003.

SILVA, D.C.D. Afinação e Desafinação Vocal. Artigo. Anais do Congresso Internacional das Faculdades EST. São Leopoldo: EST, v. 2, 2014.

Veja também:

http://vozteoriaepratica.com.br/percepcao-musical-um-caminho-para-se-trabalhar-o-desafinado/

 

Comentários

Comentários