Expressão corporal e postura de palco do cantor

Tempo de leitura: 2 minutos

A POSTURA DE PALCO DO CANTOR

Aqui neste post dou algumas sugestões para se trabalhar a expressão corporal e a desenvoltura no palco, tão importantes para a interpretação de uma canção:

palco

♦Evite fechar os olhos o tempo todo durante a música enquanto canta. Olhe na direção da plateia, acima da cabeça das pessoas. Ou se for confortável para você, dirija o texto para algumas, como se dissesse à elas pessoalmente aquelas palavras.

♦Procure também não olhar para baixo, prefira olhar sempre para frente ou em várias direções de forma bem natural. Muitas vezes só um olhar diz tudo!!

♦Observe se você possui maneirismos corporais.  Estes seriam tensões ou gestos repetidos e que podem tirar a atenção da plateia ao que realmente importa, a sua voz.

palco3

♦Nunca “trave o pescoço” deixando o tronco e cabeça parecerem uma coisa só. Além de tencionar a laringe, visualmente é ruim e denota rigidez corporal. Micro movimentos de cabeça, sem exagero, são muito bem vindos quando falamos ou cantamos.

♦Cuide da sua postura corporal. Deixar o peito aberto sem rigidez, ajuda na expansão dos intercostais facilitando a sustentação das notas e apoio abdominal.

palco2

♦Cuide com suas “dancinhas” ou andar de um lado para o outro sem um contexto. Se os movimentos no palco não são naturais ou previamente estudados, evidenciam sentimentos de ansiedade e nervosismo.

Portanto se você tem dificuldade em parecer espontâneo no palco, nada como a “fazência” (como dizia meu saudoso Maestro Marcos Leite).

Não perca jamais a oportunidades de se apresentar cantando!

E como sempre estude tudo o texto, a melodia, e as marcações de movimentação ou corporais para fazer no palco. Procure ter a opinião de alguém, um diretor de cena, um professor ou mesmo um amigo para isto.

E melhor ainda procure cantar em frente de um espelho, onde possa se ver e identificar o que gosta ou não em você!

Depois é só aproveitar o que a própria experiência de ir para um palco pode proporcionar: adrenalina boa, alegria e pura emoção!

Veja também:

http://vozteoriaepratica.com.br/mas-o-que-realmente-identifica-um-bom-interprete/

Comentários

Comentários