“Ouvido Absoluto” e “Ouvido Relativo”

Tempo de leitura: 2 minutos

O ouvido absoluto não é um dom necessariamente relacionado com a música em si – as pessoas dotadas desse talento podem simplesmente “nomear” frequências sonoras, associando-as a notas musicais.

ouvido-absoluto

 

A habilidade está muito mais relacionada à memória musical do que ao conhecimento teórico de música e não é raro que pessoas sem qualquer vivência no segmento possuam talento similar.

Segundo consta na história da música, grandes gênios como Beethoven e Mozart, possuíam esse “ouvido interno” que lhes permitiram compor peças e sinfonias inteiras sem a ter a referência de uma única nota.

O ouvido relativo permite a você reproduzir e criar melodias e notas a partir de comparações estabelecidas.

O famoso “tirar de ouvido” é claramente um processo associado a esse tipo de habilidade: o músico ouve a melodia e em seguida a reproduz, copiando compasso, ritmo, notas e sequências, em alguns casos inclusive improvisando e desenvolvendo versões com o uso de uma mesma escala, por ele reconhecida.

O estudo e o treinamento são as grandes armas para o desenvolvimento de um bom ouvido relativo.

Super recomendo que vocês assistam ao vídeo abaixo, que fala de forma bem detalhada o que é o ouvido absoluto e como é conviver com essa habilidade.

“Em princípio o ouvido absoluto é a identificação precisa e automatizada dos materiais puros. Se a gente aceita essa definição automaticamente temos que aceitar que o ouvido absoluto não é um ouvido musical… A música não é feita de fenômenos acústicos puros, a música é feita de sintaxes, ela é feita de relações entre fenômenos acústicos…” Maurício de Bonis é compositor e pianista, Doutor em música pela USP.

Referências Bibliográficas:

Super Quadra News: Um Jornal Comunitário – Ouvido Para Música? Disponível em:  http://www.superquadranews.com.br/ouvido-para-musica/.  Acesso em 6 de dezembro de 2015.

Musiteca: Biblioteca Musical Virtual – Ouvido Absoluto e ouvido Relativo- Qual a Diferença? Disponível em: http://musiteca.com.br/aguarde/ouvido-absoluto-e-ouvido-relativo/.  Acesso em 6 de dezembro de 2015.

Ligia Salton- Canal do Youtube. Escuta Só: ouvido Absoluto. Disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=h9JIt3VXHUo. Acesso em 6 de dezembro de 2015. Trabalho de conclusão de Curso de Rádio e TV. Universidade Anhembi/Morumbi; 2013.

Veja também:

 

http://vozteoriaepratica.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-amusia-2/

Comentários

Comentários